Registros poéticos em vídeo de improvisação corporal, sonora e visual, com projeções de imagens da série FOTOGRAFIAS CINÉTICAS sobre o corpo.
Concepção: Monique Allain
Vídeo projeção: Monique Allain
Improvisação corporal: Anne-Flore Cabanis
Improvisação sonora: Matthieu Avril e Igor Gioconda Oliveira
Imagem do vídeo S2 da série SYMBIOSIS. Trata-se de um dialogo com improvisações sonora, visual e corporal que contou com a participação de Anne-Flore Cabanis na improvisação corporal, de Matthieu Avril na improvisação sonora e de Monique Allain na projeção das imagens da série FOTOGRAFIAS CINÉTICAS e produção do vídeo.
Vídeos da série Symbiosis foram projetados sobre a janela do estúdio 1422 na Cité Internationale des Arts para a intervenção coletiva ART BABEL 2009. O evento realizado dia 23/01/2009 entre 20h00 e 22h00, também foi concebido e organizado por Monique Allain, contou com o apoio da Cité e com a participação de inúmeros residentes.
Em setembro de 2010, os vídeos S2 e S3 foram apresentados no MAB-FAAP CENTRO, transmitidos em dois munitores de LCD, dispostos lado a lado, e integraram a exposição A FAAP em Paris.
A série de vídeos Symbiosis I se originou da busca de uma simbiose entre o corpo, o meio e a alteridade. Como estabelecer um intimo diálogo entre o sujeito, o som e as luzes de um espaço-tempo suspenso e ampliado
de modo que o indivíduo e seu meio componham uma unidade, de modo que um presente vibrante e sensível, sutil e criativo, de sincronicidade entre o SER e o ESTAR possa ser experimentado? Como alcançar um espaço/tempo ontológico do self, entre a memória e a entropia, um lugar onde a percepção do estado de existir tanto na condição de indivíduo como de parte de um coletivo possa ser expandida?
Stills de registros de experiências realizadas durante a residência na Cité Internationale des Arts que conduziram à concepção do projeto SYMBIOSIS.
Fotografias cinéticas
O “existir” acontece no tempo presente, fração mínima espremida entre o passado (memória) e o futuro (projeção) pela sua contínua renovação. A fotografia é uma manifestação concreta da fugacidade do tempo. Por maior que seja a duração da ação impregnada, por maior que seja o período de abertura e disparo do obturador, ocorre um achatamento temporal resumindo toda esta ação a um único instante (fração mínima temporal). Ao registrar um acontecimento ela o coloca no passado, congela a imagem e achata o movimento. O vídeo, apesar de ter um mecanismo diverso, também denuncia a efemeridade dos estados através das transformações da imagem e do som no intervalo de tempo em que ele acontece.
Vejo a série de FOTOGRAFIAS CINÉTICAS como híbridos entre a fotografia e o vídeo pela constância e permanência nas composições. A câmera, como uma extensão do corpo, funciona como uma espécie de memória onde se imprime a experimentação direta e pulsante deste corpo dentro do espaço-tempo vivido. Não se trata de uma seqüência com uma narrativa linear, mas de um intervalo de tempo de pausa com ritmo, vibração e respiração. Exploro com estas imagens os limites entre a fotografia e o vídeo.
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